Na barca



Moro no Guarujá e estudo em Santos, aí é aquela santa rotina de travessias de barca ... o que me levou a inspiração para este post.

É fim de noite ... no relógio os ponteiros indicam entre 23hs e 00hs, a travessia de barca geralmente dura 8minutos ... tempo suficiente pra minhas percepções.
A barca chega. Você senta. Reclina a cabeça e a filosofia ciranda. É momento de reflexão, querendo ou não, a vagareza, toda a água em volta, se forma uma atmosfera propícia para dúzias de pensamentos ... Se analisa o dia que se passou a ponto de medir o que valeu a pena e o que deve ser renovado, melhorado... o amanhã já vai sendo montado.

É momento fugaz, de tentar esquecer a que magoou ou insistir em lembrar o incrível.
Lamentações, desastres e vacilos de um dia ...
Alegrias, conquistas e prazeres.

Você fecha os olhos pelo cansaço, pelo sono ou pelo mergulho desses pensamentos. Eu fico em minha percepção que transborda ... olhos atentos!

Em meio a travessia percebo as distrações...
Seja uma admiração pelo o céu escuro da noite, música na rádio e fones no ouvido, livro em mãos e viagem na leitura.
Percebo turistas encantados, fotografando, registrando da melhor forma as cenas que os prendem pelo cais ... Click!
Percebo viajantes, migrantes ... vindo ou indo, por vezes um olhar de partida ou um brilho de esperança pelo reencontro ...
Na barca, tantas vidas ligadas e tantos cotidianos diferentes ... soltos no ar naquele instante, naquele lugar, passageiro ... mas nem precisa estar na barca ... pode ser na praia em frente aquele marzão de Deus, nas montanhas, ou na meia-luz da meia-noite ... ou onde mais houver tranquilidade pra se viajar nos pensamentos e refletir.


• Emilly Brito




8 comentários:

  1. Quando tu publicar um livro, a 1ª cópia é minha hein!!

    ResponderExcluir
  2. Poesias versadas, aos poucos, parecem-me conquistar predileção. Se a amizade vier a fluir, não há nada melhor do que seus textos para tentar te conhecer mais de perto. Aliás, já elogiei seu texto, não? :~
    Beijos, Lincoln.

    ResponderExcluir
  3. Bem que dissestes que seria algo bem profundo, fico encantado com tua descrição, nós que vimemos esta barca toda semana sabemos bem o que passa, mas eu nunca teria palavras para descrever isso com tal graciosidade! Parabéns!
    Beijo.
    Att: Allan Gerdrum

    ResponderExcluir
  4. - Que perfeito minha gatita ... Gostei demais.. sem palavras!

    ResponderExcluir
  5. Show...na minha opinião,seu Melhor Post
    *-*...esses pensamentos sempre invadem nossa mente quando Cai a Noite =P histórias se inter-cruzam de um modo tão frágil e próximo que uma simples escolha,uma atitude pode mudar algo,tantas pessoas juntas,tantas histórias diferente,ou iguais,tantos distintos pensamentos vagando por um mesmo horizonte.Show...até me empolguei aqui xD

    ResponderExcluir
  6. Emily, eu fiz muito isso... hehehe foram 4 anos nesta luta diária, lendo, refletindo e observando as pesssoas, só faltou o detalhe do perder a barca de vez enquando. hehehe Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ta boa hein, ja da pra virar autora de um livro!

    ResponderExcluir
  8. adorei, como sempre! =)
    seus posts são demais e seu blog tá lindo que nem vc *-* auhsiuahsuai
    beijoes amiga! s2

    ResponderExcluir