Escolhas, mudanças e vivências


Estava na dúvida sobre o que postaria desta vez. Tenho gostado tanto de escrever que minha mente se enche de idéias, fica difícil controlá-las, mas eu preferi falar das escolhas, mudanças e minhas vivências.

A capacidade de superação é conhecida pela forma como nos damos com a mudança.
Foi difícil, mas aprendi isso na raça.
Eu tinha uma vida, família por perto, amigos e toda uma vivência em minha cidade natal - Itabuna-Bahia, mas surgiu aos meus 13 anos, a idéia da família mudar-se. Eu rejeitei totalmente a idéia, batia o pé e não queria mesmo, deitava pra durmir e imaginava minha vida longe dali, eu chorava tanto, tinha tanto medo de não me acostumar à nova cultura. Não tive escolha, dia 14 de janeiro de 2006 partimos. A despedida na rodoviária foi a pior parte, nunca me esqueço da expressão da minha avó em lágrimas (meu coração partiu!). Já dentro do ônibus não havia mais nada a fazer do que torcer pra que tudo desse certo. Seguimos. Na noite do dia 16 chegamos ao nosso novo mundo - Guarujá-SP.

Cidade diferente. Estado diferente. Cultura diferente.
No começo foi muito difícil, chorava todas as noites com saudade de tudo e de todos. Me matruiculei numa escola daqui. Aí foi quando senti a maior difernça, eu detestava aquela escola, as pessoas me atormentavam, e falavam do meu sotaque nordestino e foi difícil de me acostumar. Mas nada como o tempo pra mudar tudo. Com toda a certeza o Tempo é o senhor da razão.
As coisas foram melhoram, eu fiz amizades, a Diane (Pops) me ajudou muito, talvez ela não tenha idéia do quanto. Eu fui me inserindo no meio ''caiçara'', aprendi as gírias locais. Me firmei.
Guarujá é mais saudosa do que uma dia imaginaria.
Aqui fui desenvolvendo traços fortes da minha personalidade.
Ganhei força e resistência, passei a enxergar a vida de um melhor ângulo ainda.
Me perdi e me encontrei. Meu sotaque ta quase extinto (rsrsr)
E é possível sim mudar e viver bem, a escolha é sua. Eu poderia ter me fechado, me revoltado por estar onde não queria, mas preferi e aprendi a abrir os braços e a aceitar o novo.
Hoje ainda sinto falta da minha família, sim, é inevitável. Mas tudo ficou numa lembrança boa, e de vez em quando vou visitá-los. Além da minha base - meus pais e irmãos tenho um tio e dois primos na cidade.
Me sinto feliz onde moro e hoje entendo que era meu destino vir pra cá. Encontrei na dificuldade da mudança a oportunidade de uma nova vida.


• Emilly Brito

4 comentários:

  1. nossa sou tão importante assim emocionei rsrsrs
    amiga eu sei q o povo daki pertuba msm mas fazer oq ta no sangue rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. ...que lindas suas palavras!!

    nem sempre a vida é como queremos
    ou esperamos.
    mas como tudo neste mundo é efêmero,
    a boa pedida é a flexibilidade
    para assim não deixarmos para trás
    grandes oportunidades de crescimento,
    e você provou que cresceu...

    parabéns, querida linda!

    obrigada pela visita...

    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Oi minha baianinha favorita...
    Vc conquistou meu coração.. rs.. e amei essa história... e se vc ler a minha, tbm vai entender.. rs
    Te amo... um grande bjo..
    S2

    ResponderExcluir
  4. posso dizer que è uma enorme felicidade descubrir qual sensivel alma levou uma historia de saudade a ser uma historia de esperança. O nosso ser nao è uma arvore, porque as arvores nascem, crescem e morrem. o nosso ser è um galho. o galho nasce, cresce,offerece folhas e frutos, depois pode atè quebrar-se e cair, se mistura com a terra,desaparece um pouco, e depois brota outra vez. (parabens pela sua persanalidade assim sensivel e determindada, gostei tambem da musica, e desculpe pelo meu portugues,a gente nao sabe escrever, pacienca!)

    ResponderExcluir