Percepções




Cheguei nem haviam muitas pessoas ali, aos poucos rostos anônimos iam se aproximando.
Olhares tão distantes, talvez retalhando nos pensamentos o que fizera durante o dia. Muitas raças, muitas idades, muitas histórias que ali se cruzavam, talvez todo dia fosse assim se se percebessem.
Eu percebia.
Percebia a mulher revestida de guerreira que se acomodava no banco de cimento, mãos cálidas das faxinas diárias, e a maquiagem, que outrora desenhava seus olhos, seu único capricho antes da labuta, já derretida sob os olhos cansados e pele suada.
Percebia a menina impulsiva, mal disfarçava seu anseio, não saberia eu dizer o que... talvez um alguém, talvez um presente, talvez um reencontro, talvez importante para ninguém, mas pra ela só seus restos de unhas sabiam a importância.
Sempre fui dessas de enxergar as entrelinhas. Duvidar do casco, querer ler os traços, os olhares, os gestos.
Percebia a senhora de cabelos alvos, com sacola de pano e pés enrugados, roupa simples e traços fortes, seu olhar triste rebuscava talvez uma infância de lágrimas, talvez a solidão, ou talvez tenha sido apenas um dia ruim, só um ar cabisbaixo que te roubara a felicidade momentânea.
Via mais que pessoas, via vidas, e tentava imaginar os instantes que lhes prendiam. Os passos dados, a bagagem que trazia.
Via a mãe que olhava instintivamente o relógio a cada minuto, com pressa de reencontrar os filhos, de tirar os sapatos de doutora e calçar os chinelos de mãe. Devia ter pressa de fome, da prole, da casa.
 Cheguei a reparar num jovem. Quieto, calado. Ainda me é mistério seus óculos escuros. Talvez escondam o choro, ou simplesmente o sono.
Corriam por entre todos, três crianças sujas do algodão doce da esquina brincavam sem amanhãs, tentava identificar seus pais, mas não os achava, mas a graça tripla contagiava o saguão. Pra eles não tinha tempo ruim.
De repente um sinal,  e o portão se abriria. Cada rumo será rumo agora.
Vida e experiências únicas em cada átrio dali, sentimentos e pensamentos tão diferentes ... mas todos entramos na mesma barca!

BRITO, Emilly

Nenhum comentário:

Postar um comentário